Imagem Destaque detalhe do topo

Serviços

Residências Terapêuticas

Os serviços de Residências Terapêuticas são unidades estratégicas no processo de desinstitucionalização. Destinadas a pessoas com transtorno mental, egressas de hospitais psiquiátricos e/ou hospitais de custódia, são espaços de moradia que garantem o convívio social, a reabilitação psicossocial, bem como o resgate de cidadania e a garantia dos direitos humanos dos moradores. Além disso, promovem o fortalecimento dos laços afetivos, a reinserção no espaço da cidade e a reconstrução das referências familiares e comunitárias.

Por meio de convênio com a Secretaria de Saúde do Recife, a FGH assume a responsabilidade administrativa do serviço, ou seja, a contratação de recursos humanos, aluguel dos imóveis, suprimento, manutenção predial, compra e reposição de enxoval, móveis e eletrodomésticos.

Atualmente, a FGH é responsável por 16 unidades contratualizadas, sendo nove na Modalidade Tipo I, destinada àquelas pessoas com internação de longa permanência que não possuem vínculos familiares e sociais. A lógica fundamental desse serviço, que deve acolher, em média, oito pessoas, é a criação de um espaço de construção de autonomia para retomada da vida cotidiana e reinserção social.

Outras sete unidades funcionam na Modalidade Tipo II, destinada àquelas pessoas com maior grau de dependência, que necessitam de cuidados intensivos específicos do ponto de vista da saúde em geral, que demandam ações mais diretivas, com apoio técnico diário e pessoal, de forma permanente. Esses espaços recebem, em média, dez pessoas.