Imagem Destaque detalhe do topo

Institucional

Histórico

A Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) foi fundada em 02 de dezembro de 1982, como Fundação Professor Martiniano Fernandes (FPMF). Naquele momento, o objetivo era promover os meios e recursos indispensáveis à manutenção e funcionamento da Maternidade Oscar Coutinho, que corria risco de fechamento com o fim do convênio entre o Hospital das Clínicas, ligado à Universidade Federal de Pernambuco, e a Santa Casa de Misericórdia.

Nesse contexto, o professor Martiniano Fernandes e um grupo de amigos pernambucanos celebraram, com a Santa Casa de Misericórdia do Recife, um convênio que permitiu a sobrevivência da Maternidade, bem como a prestação de serviços de assistência a mulheres e crianças carentes do Estado de Pernambuco. Neste mesmo acordo foi possível a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Quase 30 anos depois, em 20 de novembro de 2009, a Fundação Professor Martiniano Fernandes foi qualificada como Organização Social (OS) e, cinco anos depois, tornou-se uma Organização Social de Saúde (OSS), habilitada para gerenciar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde.

Em 2021, atualizou sua identidade com uma nova marca e ampliou seu quadro de colaboradores, fortalecendo seu papel corporativo de gestão junto às unidades de saúde sob sua responsabilidade.

Além disso, inaugurou uma nova sede para o Núcleo de Gestão Compartilhada, com uma conceito mais moderno e aberto, dando mais agilidade aos processos, bem como fortalecendo a troca e o diálogo entre as diversas áreas estratégias da instituição.