Imagem Destaque detalhe do topo

Notícias

Paciente do HECPI passa por cirurgia no dia do aniversário e é recebida com parabéns

24 de Outubro de 2025 – Preocupação, ansiedade e medo são sentimentos que costumam invadir a mente de quem precisa se submeter a um procedimento cirúrgico. Uma paciente do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife, enfrentou o turbilhão de emoções com um detalhe a mais: era aniversário de dona Marlene Barros da Silva. A coincidência do calendário foi notada pela técnica de enfermagem da equipe, que mobilizou a equipe para formar um corredor humano e receber a paciente com um sonoro “Parabéns para você”.

“Quando eu fui receber a paciente no pré-cirúrgico para fazer a confirmação dos dados, um protocolo de segurança, e ela me disse a data de nascimento, eu notei que era a mesma data da pulseira. Eu perguntei para saber se ela gostava do aniversário. Foi quando ela respondeu: ‘eu amo, minha filha! Achei que iria passar despercebido.’ Eu respondi que ‘jamais’. Puxei o pessoal e fizemos um corredor para bater o parabéns para ela”, lembrou a técnica de Enfermagem Larissa Francisca.

A cirurgia para retirada de pedra na vesícula foi realizada no dia 26 de setembro, data em que a paciente completou 52 anos. O gesto simples proporcionado pelas técnicas de enfermagem e as enfermeiras do Bloco Cirúrgico do HECPI impactou positivamente dona Marlene, que passou pelo procedimento mais leve.

“Foi um momento muito lindo, especial, todo mundo batendo parabéns pra mim e eu fiquei muito feliz. Muito mesmo. Eu esqueci até dos meus problemas, fiz a cirurgia e não senti nada. Entrei na sala de cirurgia sorrindo. Foi um dia muito especial e que eu vou lembrar pra sempre. Eu dou nota mil para vocês”, agradeceu a paciente, que elogiou o atendimento recebido pela equipe.

O momento foi registrado pela técnica de enfermagem Maristela Suellen. “A maioria dos pacientes conta que chega [para realizar a cirurgia] com medo. Mas de tanto ver a nossa movimentação, o ambiente harmônico, eles acabam se distraindo e esquecendo do medo. Isso é gratificante pra gente”, comentou a profissional.

A Supervisora de Enfermagem do Bloco Cirúrgico do HECPI, Fabyana Andrade, contou que ações do tipo são frequentemente encabeçadas pelas técnicas de Enfermagem e ajudam no processo.
“As pessoas ainda fantasiam muita coisa sobre o ambiente do Bloco Cirúrgico e os pacientes costumam sentir muito medo. A ideia é desmistificar, mantendo o zelo, o respeito e a segurança, porque tudo isso é necessário num momento de vulnerabilidade do paciente. O intuito é alinhar isso tudo para garantir a melhor experiência para quem é atendido aqui”, concluiu.

Compartilhe:

Ícone do Facebook Ícone do Twitter Ícone do Instagram Ícone do Whatsapp Ícone do Gmail