

Notícias
Hospital Alfa celebra aniversário e consolida atuação como referência na rede pública

23 de Maio de 2025 – Criada como referência para Covid-19, em 2020, a unidade é hoje um dos principais hospitais clínico-cirúrgico de Pernambuco, com especialidades de alta complexidade, Bloco Cirúrgico e Centro Diagnóstico de ponta
Na tarde desta sexta-feira (23), o Hospital Alfa celebra oficialmente seus cinco anos de atuação com um evento simbólico que reuniu colaboradores, gestores, representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e autoridades da FGH. A cerimônia marca uma trajetória que começou em 15 de abril de 2020, quando o hospital foi inaugurado como unidade de referência no enfrentamento à Covid-19, ainda sob o nome de Hospital de Referência à Covid-19 – Unidade Boa Viagem.
Ao longo desses cinco anos, o Alfa passou por mudanças estruturais e contratuais significativas. A mais importante delas ocorreu em novembro de 2022, com o início de um novo contrato de gestão que transformou a unidade em um hospital clínico-cirúrgico de alta resolutividade, com foco em especialidades como pneumologia, cardiologia, clínica médica, cuidados paliativos, geriatria e neurocirurgia.
Desde então, a unidade inaugurou seu Bloco Cirúrgico, com cinco salas de procedimentos, que realiza uma média de 500 cirurgias por mês, e um Centro Diagnóstico de ponta, que entrega mais de 40mil exames por mês, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e outros exames de imagem e análises clínicas.
Apenas em 2024, o Hospital Alfa contabilizou mais de 5 mil internamentos, reflexo do modelo assistencial centrado na segurança, eficiência e humanização do cuidado. “Celebrar cinco anos do Hospital Alfa é reconhecer o esforço coletivo de centenas de profissionais que enfrentaram, juntos, o momento mais crítico da saúde pública moderna e hoje mantêm um nível de excelência assistencial que orgulha Pernambuco. Este hospital é, sem dúvida, um marco no avanço da nossa rede pública estadual”, afirmou o diretor geral do hospital, Arthur Martins.
Ligado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) o Alfa também é referência em atendimentos domiciliares através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), promovendo desospitalizações seguras e o acompanhamento clínico de pacientes em casa, com foco na continuidade do cuidado e na redução de internações desnecessárias. Atualmente, o SAD da unidade é responsável pelo acompanhamento de 72 pacientes, garantindo a continuidade do cuidado além dos muros do serviço.