Notícias
Atividades do Abril pela Segurança do Paciente no Hospital Alfa conscientiza pacientes, acompanhantes e profissionais
05 de abril de 2023 – Entre os dias 3 e 5 de abril, o Hospital Alfa realiza uma série de atividades para marcar os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente. A equipe abordou com pacientes, acompanhantes e funcionários a meta 6, que visa reduzir o risco de queda e de lesão por pressão. O tema foi trabalhado com o auxílio de dinâmicas interativas e jogos.
A equipe assistencial, residentes e acadêmicos também participou de um treinamento sobre medicações com risco de queda.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.
Confira abaixo as seis metas internacionais de segurança do paciente:
Meta 1 – Identificar o paciente corretamente
Meta 2 – Melhorar a eficácia da comunicação
Meta 3 – Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
Meta 4 – Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
Meta 5 – Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
Meta 6 – Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas