

UPA-E Ibura

Inaugurada em julho de 2022, a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira está localizada no bairro do Ibura, na Zona Sul de Recife. A unidade tem capacidade para atender cerca de 30 mil pessoas por mês e conta com uma estrutura que inclui 15 consultórios, um ambulatório de pequenas cirurgias, especialidades clínicas e uma ampla oferta de exames. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e é prioritariamente direcionado à população dos bairros das Zonas Sul e Oeste da cidade.
Entre as especialidades médicas oferecidas estão: cardiologia, pediatria, gastroenterologia clínica, endocrinologia, pneumologia, infectologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, otorrinolaringologia, dermatologia, oftalmologia, psiquiatria, neuropediatria e psiquiatria infantil. Na área multiprofissional, são disponibilizados serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicopedagogia, psicologia, enfermagem, estomaterapia e serviço social.
Na área de exames, a UPA-E oferece raio-x, eletrocardiograma, ecocardiograma com doppler, teste ergométrico, holter e MAPA 24 horas, audiometria, endoscopia, eletroencefalograma, ultrassonografia e patologia clínica.
Como ser atendido: Todas as consultas e exames na unidade são previamente agendados por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Para acessar os serviços, o usuário deve primeiro procurar as unidades básicas de saúde, onde receberá o encaminhamento para a especialidade necessária. Esse processo reforça o papel essencial da Atenção Primária à Saúde na coordenação do cuidado e na garantia da continuidade dos serviços de média complexidade.
Centro TEA Ibura

Integrado à UPA-E Professor Fernando Figueira, o Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral do Ibura atende crianças de zero a 14 anos com transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), entre outros. O centro conta com uma equipe de profissionais especializados em neuropediatria, psiquiatria infantil, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, psicopedagogia, nutrição e enfermagem.
O serviço oferece, mensalmente, 1.413 atendimentos, incluindo avaliações globais com a equipe multiprofissional.
A estrutura física do centro inclui 10 consultórios, um ginásio de fisioterapia, sala de integração sensorial, sala de terapia em grupo, além de uma brinquedoteca e um jardim sensorial, que estimulam os sentidos, a organização e a regulação das respostas dos pacientes.
Para acessar os serviços do Centro TEA, os pacientes precisam ser encaminhados pelas unidades de atenção básica, que são os postos de saúde da família de referência no território, via Central de Regulação do Recife.